quinta-feira, 17 de maio de 2007

MODERNAS, PERO NO MUCHO!



No livro “Complexo de Cinderela”, a autora Colette Dowling, fala sobre como nós, mulheres, mesmo sendo criadas para trabalhar, ganhar nosso próprio sustento e não depender de homem algum, ainda temos gravado em nosso interior o mito do “Príncipe Encantado”. Ela afirma, por experiência própria, que somos ainda contraditórias: enquanto buscamos sucesso profissional e direitos iguais, queremos também um homem protetor, o macho dominante, aquele que virá num lindo cavalo branco (hoje seria um belo carro) e nos afastará dos problemas cotidianos e nos cobrirá de presentes.
Claro que seria ótimo unir as duas coisas, mas é quase impossível, já que normalmente o “super-protetor” é ciumento. Todo ciúme vem da insegurança, por isso ele não admitiria ter ao seu lado uma mulher dona do próprio nariz e que faça suas escolhas sem depender dele para tudo. Como a autora diz, “é impossível ficar sentado e andar ao mesmo tempo.”
Em “Complexo de Cinderela” há o depoimento de uma jovem, que ilustra bem a situação paradoxal em que muitas garotas jovens e modernas se encontram:

“Eu tinha um irmão mais velho que era perfeito. Em muitos aspectos eu me sentia feliz por crescer à sua sombra. Isso me proporcionava uma sensação de segurança.
Freqüentemente sinto-me inadequada por não ser casada nem ter filhos, apesar de saber que isso é considerado legal e moderno, especialmente aqui em São Francisco. Mas não foi assim que fui criada, e não é assim que quero ser. Nunca senti querer realmente ser independente.”

Então fui perguntar para algumas mulheres:
Será que ainda acreditamos no amor?
Será que as mulheres modernas e independentes continuam esperando um Príncipe Encantado?
Fui pesquisar isso e colhi algumas respostas. As idealizações do “príncipe” não variam muito, mas teve gente que disse só acreditar no amor maternal ou fraternal, outras que até acreditam no amor, mas acham que ele está escondido em algum lugar inóspito e há também quem confie em Deus para garantir um relacionamento amoroso perfeito.


Com a palavra, as Cinderelas:


Homem ideal para mim tem que ser culto, bonito, educado, engraçado, carinhoso, decidido e compreensivo. Mas sei que entre a idealização e a realidade existe um pequeno precipício onde muitos anseios despencam e morrem! Acredito no amor, mas hoje em dia acho que ele está em um armário cheio de poeira guardado como uma roupa velha.

(Beatriz Vieira – 25 anos – assessora de vendas e poetisa)


O homem ideal é aquele que me leva café na cama, e me enche de beijos. Que manda flores ao menos uma vez por mês. Que junto com o presente escreve um lindo cartão. Aquele que me respeita, é leal e que, acima de tudo, me ama!

(Cristina Maciel – 27 anos – assistente social - casada)


O homem ideal seria: aquele que sabe me tratar como mulher, sabendo que sou o sexo frágil (frágil no sentido de delicada), que tem uma boa conversa e sabe falar coisas engraçadas, que não é imaturo ou irresponsável, que sabe admitir seus erros, que seja companheiro, que não tenha medo de se abrir comigo, que seja sincero, cavalheiro...

(Kelli Miranda - 27 anos – trabalha no setor de cobranças)


Homem ideal tem que ser BBI: bom, bonito e inteligente! E a cima de tudo tem que ter atitude e ser fiel! Será que isso existe? hehehe

(Renata Feltrin – 24 anos – estudante)


Na verdade para mim não existe homem ideal, não aquele que a gente sonha na adolescência. Casamento é cumplicidade, é amizade. Mas eu acredito no amor sim. Eu sou prova disso! Quando casei, não era tão apaixonada como sou hoje. Hoje é melhor do que quando namorávamos!

(Maristela Tessmann – empresária – casada há 19 anos)


Acredito no amor sim. E o homem ideal é aquele que só em te olhar consegue saber o que se passa com você: se brigou com a mãe, se o trabalho foi estressante ou se você está na TPM. É aquele que, com carinho, consegue te tirar de qualquer deprê! Não precisa ser nenhum galã de cinema mas, tem q ter charme! E claro ser fiel, inteligente, honesto, bondoso...

(Daniela Rebelo – 22 anos – estudante)

Eu acredito no amor sim, senão não teria me casado!! Hehehehe!!!Homem quase perfeito é aquele que teme a Deus. Porque um homem assim jamais irá me trair e sendo sensível à voz do Senhor, poderá ser transformado dia-a-dia. Porque ele será moldado com o caráter de Deus e somente Deus é perfeito!!!É nisso que eu acredito, pois é isso que vivo. A cada manhã, eu vejo o milagre de Deus em cada mudança que ocorre no meu esposo. Vejo o quanto Deus é fiel, porque sou cada dia mais feliz no meu casamento!
(Keite Buogo – 29 anos – empresária – casada)


Acreditar no amor eu até acredito. Mas no amor de mãe e filho, de irmãos... Amor homem-mulher ainda não posso dizer se creio, pelo simples fato de nunca ter batido os olhos e dito: - é ele! Pode ser que um dia eu mude minha opinião e até mesmo daqui um ano minha resposta seja diferente.E homem ideal? Aquele que respeite, seja inteligente e não lhe veja como um objeto de satisfação pessoal, sexual ou, então como uma "mãe postiça" para lavar, passar e cozinhar para ele. Mas que lhe veja como uma companheira.

(Gisele Bittencourt – 23 anos – jornalista e atriz)



Ju Dacoregio
Jornalista e Not too many muderna!
Apresentadora de TV - Programa Conexão (Dicas de Cinema)
Canal 20 - sábado 20h - domingo 23:30h
E-mail:
ju_asbellas@hotmail.com
Blog: www.somanypiecesofme.blogspot.com


"As Bellas & a Fera"
E-mail:
asbellaseafera@gmail.com
Papiro Assessoria de Imprensa e Marketing
Blog:
www.papirocomunicacao.blogspot.com
Contato: (48) 3433 4978
Falar com nossa personal secretary Josy Fernandes

Um comentário:

Anônimo disse...

Complementando minhas palavras sobre o love..

But..
Ás vezes, ele é como um cobertor quentinho e novinho e é tão bom senti-lo.. hehe
Dale Santos!!