quarta-feira, 25 de abril de 2007

SUSto na saúde do povo!



Você já levou um SUSto quando precisou utilizar o serviço público de saúde? Algo provocado por um “não tem mais receitas”, “não temos médicos”, “seu nome não está na lista”, “volte na próxima semana”, “isso não é nosso problema”. Estas são algumas frases que acabam com o humor de qualquer cidadão que paga seus impostos com a garantia de ter ao menos o mínimo de dedicação daqueles que deveriam cuidar de sua saúde. Mas, não no Sistema Único de Saúde – ao menos nos municípios – que está uma “anarcoseca”.

Um cidadão, que precisava de uma receita azul (remédio controlado), está há dias atrás deste papel para poder dar continuidade ao seu tratamento. O homem sofre de problemas psicológicos, e toma uma medicação para controlar este transtorno, e todo o seu tratamento está sendo realizado pelos postos de saúde do Município de Criciúma. Mas, agora, não se sabe qual foi o motivo, que o senhor levou um SUSto quando foi até ao seu posto de saúde, e se deparou com a seguinte resposta: “Estamos em falta de receita para remédios controlados”. Isso mesmo.

Um PAPEL! Apenas um PAPEL separa este homem de uma medicação que vale a sua vida. Será que faltou dinheiro para a gráfica produzir o material? Ou esqueceram que isso é necessário nos Postos de Saúde? A pauta foi descoberta pela equipe do Canal 19. Eles andaram as cinco marias com o paciente a tira colo para buscar uma solução. E para variar, o coitado acabou no Hospital São José, que por sua vez não pode dar receita para este tipo de medicação, que é controlada, e necessita de uma consulta mais profunda. Infelizmente, o cidadão teve que tomar o rumo da Prefeitura. E daqui pra frente à história fica obscura, pois não sei como terminou.

Mas o fato é: até quando vamos ter que ser reféns de empurra-empurra? Quem vai dar um basta? Quando vamos ver o povo na rua tocando fogo nos títulos de eleitores? Quando é que vamos ver esta geração de acomodados tomando uma atitude para mudar esta realidade nefasta? Chega de ser tratado como um lixo-eleitoral, que serve apenas de quatro em quatro anos. Está na hora de mudarmos a nossa forma de agir. Temos que ter mais dignidade, garra, força!



Maíra Rabassa
Jornalista e Chata!
SC 1886
(48) 9614 4562
E-mail:
may_asbellas@hotmail.com


“As Bellas & a Fera”
E-mail:
asbellaseafera@gmail.com
Papiro Assessoria de Imprensa e Marketing
Blog:
www.papirocomunicacao.blogspot.com
Contato: (48) 3433 4978
Falar com nossa personal secretary Josy Fernandes

Nenhum comentário: