domingo, 29 de abril de 2007

O Dia em que Darren Arronofsky me lembrou Stanley Kubrick

Quando eu assisti “Fonte da Vida...”

Fiquei pasmo da mesma forma quando vislumbrei "2001: Uma Odisséia no Espaço" pela primeira vez. Digo da primeira, porquê de lá pra cá, já vi umas 10 vezes e ainda continua tão belo quanto inexplicável.

E só assim para definir o último filme do gênio Darren Aronofsky. É gênio sim, ta! O homem que devolveu o prestígio de atriz para Ellen Burstyn ao coloca-la em cena completamente pirada, descabelada e remelenta por causa das anfetaminas para emagrecer em “Requiem Para um Sonho” é gênio sim! O homem que fez Jared Leto e Jennifer Connely alcançarem a maturidade de atores dramáticos no mesmo filme merece o título de gênio! Pronto! Ele é o cara que dirigiu o enigmático e assustador “Pi”. Não preciso dizer mais nada...

E agora ele me saiu com esse novo filme, “Fonte da Vida”. Não tiro as razões da amiga nipônica Cintya Hayashida em dizer que o filme flui melhor se cairmos de cabeça no clima da “Era de Aquarius”, pois a viagem cósmica é tão profunda que nos deixa meio zonzos a partir do momento em que o limiar entre vida e morte é quebrado. É a vida, a morte e a ressurreição, aquele ciclo, a grande viagem da qual não podemos escapar. É muita luz, mistério, idas e vindas no tempo. A hipnose visual é tamanha que vale a pena acompanhar a odisséia de Hugh Jackman (careca em cena) em três épocas diferentes buscando o sentido da vida. Assim, super original a idéia, sacas?? Mais um filme sobre gente buscando o sentido da vida, sobre a morte inevitável e a misteriosa árvore... Oh, a árvore!

Não é fácil, mas é uma viagem prá lá de interessante se deixarmos as nossas seguras resistências de termos um novo olhar. Para quem acredita em reencarnação e em sincronicidade é um prato saboroso. É todo aquele lance de que nossa ação gera uma reação do universo e não temos controle de quase nada, por isso que temos que aprender a sermos humildes diante da vida, para pelo menos conseguirmos dela uma bela parceria.

Cool, ficção moderninha com cheiro de cult... Entretenimento intelectual bem-feito, espetáculo delicado e lisérgico com um poderoso esmero visual e grande trilha sonora de Clint Mansel e os violinos do Khronos Quartet. Me senti apenas por Ellen Burstyn, em cena como a durona cientista Lílian Guzetti ficou na reserva. Bem que ela poderia ter uma participação mais cortante em cena!


Arronofsky é um diretor que tem o dom de extrair o melhor de seus atores e o par principal em cena, Rachel Weisz (sempre apagadinha, pra mim ela sempre será a mocinha da Múmia) e Hugh Jackman, nos brindam com performances excelentes. Ora os dois trazem a esperança de descobridores de algo inexplicável, ora trazem o sofrimento nostálgico de quem carrega a amargura de uma morte vindoura. Os dois têm um ar de dor no rosto e Arronofsky brinda o público com closes em caras chorosas, de rasgar o coração.

Confesso que enchi os olhos d’água na cena em que Hugh Jackman chora no banheiro.

(Agradecimentos especiais para as duas damas que me massagearam o intelecto no momento de parir essa crítica, Cintya Hayashida e Schirlei Soares... figurassssss!)



Vinicius Valcanaia
Crítico de Cinema
Acadêmico de Psicologia
E claro, observador perspicaz do comportamento humano.
(48) 9148 1004
E-mail:
vini_afera@hotmail.com

“As Bellas & a Fera”E-mail:
asbellaseafera@gmail.com
Papiro Assessoria de Imprensa e Marketing
Blog:
www.papirocomunicacao.blogspot.com
Contato: (48) 3433 4978
Falar com nossa personal secretary Josy Fernandes


2 comentários:

Anônimo disse...

o gigante nasce pequeno, esta é uma frase que eu passo sempre a meus amigos, quero parabenizar as pessoas que fazem este trabalho com muita dedicaçao e maestria, que este seja o começo de um grande e promissor projeto, nossa cidade precisa do brilho de estrelas como voces, parabens.
Schirlei Soares

Juliana Dacoregio disse...

Cara, agora mesmo que tenho que assistir Requiém para um Sonho!!! Já tá na hora. Faz um tempão q to p/ assistir esse filme.
E esse A Fonte da Vida....uaaauuuu!!!! Já to louca pra assistir!!!!