quarta-feira, 25 de abril de 2007

As Voltas Que o Mundo Dá...




Rasgação de seda, tafetá, gabardini e um estoque de tecidos pra uma das Bellas

O finado comediante Ronald Golias já dizia que essa vida é uma "deuuuuuulícia", e além disso, creio seriamente que ela é um "louuuuuuucura". Querem saber o motivo? Lá vai... Este que vos escreve, além de crítico de cinema amador já foi funcionário de vídeo-locadora e trabalhou numa das mais tradicionais do pequeno condado de Criciúma. E foi lá que pela primeira vez vislumbrei a belíssima Ju Dacoreggio, jornalista, dissidente e crítica de tudo.

Ora, certamente que eu não trabalhava sozinho. Formávamos um trio: eu, um adolescente com os hormônios em ebulição e um velho senil com cara de maluco. Era só a Ju entrar para que o alvoroço começasse! O adolescente e o velho trocavam ofensas para saber quem iria atender a musa que tinha adentrado o recinto e chegavam ao extremo dos empurrões.

O que eu fazia?

Instigava a briga e os deixava aos socos e pontapés e ia até ela, para discutir bons filmes, dar sugestões e me impressionar com o gosto apurado dela para cinema que exalta desde Woody Allen até Stanley Kubrick. E eu ficava pensando com meus botões: " Puxa vida, essa moça é linda! Parece uma deusa descida do Olimpo! Será que alguma vez na vida eu vou falar com ela de uma maneira que não seja tão formal quanto a relação funcionário-cliente? "

O tempo passou, mas alguém como a Ju Dacoreggio é difícil de tirar da memória. Troquei de serviço e um belo dia, pra meu espanto estava ela novamente diante de mim com a mesma cordialidade e simpatia com que devotava minutos de seu tempo de deusa para um reles mortal discutindo cinema, paixão e vício dos dois. Mais uma vez, ela estava ali tão perto e tão longe, enquanto eu apatetado pela beleza da musa ficava nos meus delírios ao melhor estilo do conto " A Desinibida do Grajaú " do grande Sérgio Porto.

Depois de tantos sonhos, delírios e achismos, a vida em sua gentil loucura cruzou nossos caminhos pela intervenção da jornalista Maíra Rabassa (minha irmã recém descoberta, que vai dar letra pra outra história) e hoje estamos aqui, os dois juntos metendo o dedo (me refiro às críticas) no mundo todo.

E é bem como papai Walt Disney nos ensinou em "Pinóquio": " When you whish upon a star...", tudo pode virar realidade. Inclusive estar ao lado da musa dos sonhos da gente... E sem sorte foi o Pinóquio, que não teve uma Ju Dacoreggio na sua vida!



Vinicius Valcanaia

Crítico de Cinema
Acadêmico de Psicologia
E claro, observador perspicaz do comportamento humano.
(48) 9148 1004


“As Bellas & a Fera”E-mail: asbellaseafera@gmail.com
Papiro Assessoria de Imprensa e Marketing
Contato: (48) 3433 4978
Falar com nossa personal secretary Josy Fernandes

Nenhum comentário: