quarta-feira, 25 de abril de 2007

Há tempo de calar e há tempo de berrar!



Li um texto do jornalista Caco de Paula, na revista Vida Simples, de junho de 2004 (sim, a revista é antiguinha, só li agora porque minha psicóloga me emprestou para que eu lesse uma matéria intitulada "O que você quer?", mas isso é outra história...) Bom, no artigo de Caco de Paula, ele falava que é possível ser feliz e ter razão ao mesmo tempo e que se aprendêssemos a calar algumas vezes mesmo tendo razão, a vida seria mais fácil e mais feliz. Concordo, sem dúvida. Concordo e pratico. Porém, o texto me chamou mais atenção porque ultimamente andei fazendo exatamente o contrário: discutindo até religião! Um dos assuntos proibidos segundo a "sabedoria popular": futebol, religião e política não se discute!

É fato que não tenho muito o que discutir sobre futebol. Política, talvez. Mas o principal alvo de minhas discussões têm sido a religião e a fé! Antes é preciso citar que por 4 anos fui evangélica ferrenha: de acreditar em tudo que diz a Bíblia, de não ouvir músicas "mundanas", não freqüentar bares e boates, não beber e achar que todo mundo deveria se converter para ser feliz de verdade e para não ir parar no fogo do inferno. Em 2005 me libertei desses dogmas em um processo difícil e vagaroso, que lembra a abertura política do Brasil pós-ditadura, "lenta e gradual". Só que durante esse processo, eu acabei deixando de falar algumas coisas que ficaram entaladas na minha garganta. (Acredite-me, se você passar alguns anos de grande envolvimento com qualquer igreja evangélica pentecostal vai adquirir vários nós na garganta!) Além disso, tinha medo de expor minhas opiniões e perder os velhos amigos feitos nos anos de convivência comunitária.

Mas de repente percebi que, falando ou não, todos estavam mesmo se afastando de mim. Ou mantinham uma distância "segura", apenas me enviando saudações por meio de fotologs e orkuts. Bem, uma de minhas "ex-irmãzinhas" de igreja possuía um fotolog onde a cada dia publicava novos textos, pregando a Palavra de Deus. Ela sempre deixava recados me desejando uma boa semana, eu respondia no mesmo tom amigável-superficial e pronto, estávamos quites. Até que começou a deixar recadinhos dizendo que minha vida era importante para Jesus e que ela "amava a minha vida"! (Essa frase feita "eu amo a tua vida" rendeu o texto "Amor Imposto" publicado em meu outro blog www.somanypiecesofme.blogspot.com) Então, com uma vontade imensa de botar a boca no trombone comecei a visitar o fotolog dela, ler os textos bíblicos lá divulgados e contestá-los. Começou aí uma verdadeira guerra! Guerra de egos, guerra de dogmas X evidências, guerra de duas garotas que têm muito mais o que fazer, mas estavam ali, tentando provar algo para alguém ou, bem provável, para si mesmas.

Sei que a guerra rendeu. Muitas pessoas visitando os fotologs, amigos questionando por quê eu estava fazendo aquilo, alguns me apoiando, muitos apoiando a irmãzinha, e minha psicóloga tentando entender os motivos ocultos que me fizeram comprar essa briga. Motivos ocultos existiram, eu sei. Mas os motivos mais visíveis foram, realmente, o desejo de expor a minha opinião e junto com ela, expor-me também. Além de tentar, quem sabe, com um pouco de raciocínio lógico, fazer os outros pensarem e refletirem sobre suas escolhas e crenças.

A discussão já foi oficialmente encerrada. Cheguei a questionar se talvez devesse ter ficado quieta, mas no fundo eu sabia que não era isso que eu queria e que me fez bem dar a cara para bater. Talvez tenha magoado a garota... Alguns colegas, que já não eram muito próximos, se afastaram totalmente. Creio que perdi uma outra amiga. Mas falei. Corri riscos. Opinei. Mostrei-me. Sem medo de que minha opinião possa mudar amanhã! Se mudar, eu volto atrás. Já voltei em tanta coisa... Como diz um cara importante aí, que eu não lembro agora o nome, "não tenho compromisso com o erro". Mas continuo concordando com o jornalista Caco de Paula quando ele diz que "em muitas situações faz mais sentido abrir mão da propriedade da razão, por um bem maior, como a paz e a felicidade."

Em muitas situações... Não em todas.

Ju Dacoregio
Jornalista e dissidente!
Apresentadora de TV - Programa Conexão (Dicas de Cinema)
Canal 20 - sábado 20h - domingo 23:30h
E-mail:
ju_asbellas@hotmail.com / judacoregio@hotmail.com
Blog:
www.somanypiecesofme.blogspot.com

"As Bellas & a Fera"
E-mail:
asbellaseafera@gmail.com
Papiro Assessoria de Imprensa e Marketing
Blog:
www.papirocomunicacao.blogspot.com
Contato: (48) 3433 4978
Falar com nossa personal secretary Josy Fernandes

Um comentário:

Anônimo disse...

Olha Jú...interessante teu artigo...Prova que o pecado mora ao lado mesmo. E se tua paz é no momento fugir do dogma e não do conhecimento eu até concordo contigo..ao contrário axo q o caminho não é este não. Mas por vias das dúvidas siga teu coração e faça o q vc fez no BelladaSemana- quer um bem maior que isto, para estes seus crédulos observadores de plantão!

Bj gde

Ricardo