sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Coluna Jornal Gazeta - 05/06/2007

Artigo
Por que Içara não tem cinema?

Com uma população de mais de 60 mil habitantes, com uma economia pujante, e com jovens talentos a cada dia sendo exportados para outras cidades da região e do País, a comunidade de Içara precisa estar atenta a certos confortos e estímulos culturais de seus moradores. Quando uma cidade cresce, também cresce com ela as possibilidade de lazer, de entretenimentos, e outras atividades que possam de alguma forma estimular o lado intelectual de seus munícipes. Nem a biblioteca pública funciona mais. Está em algum armário empoeirado guardado por alguma velhinha que gosta de ler poemas. Lastimável! Mas, além de não ter um local apropriado para que nossos jovens possam ler livros, onde é que está o cinema. Nada melhor do que filmes para levar algum tipo de cultura para a garotada. E para isso, é necessário correr até Criciúma, para ver alguma coisa legal na telona. O que é engraçado, que há 40 anos, a cidade tinha boliche, eventos culturais, bandas, e o saudoso cinema. O tempo passou, e ao invés de evoluir nesta área, estagnou. Parou como uma carroça velha com seu cavalo cansado. Cinema é cultura. E não é tão complicado de abrir uma sala na cidade. Abrem-se tantos bares, fliperamas, e outras atividades nada atrativas, por que não investir em algo que realmente vale a pena? Algo para ser discutido, ou então, espera que com esta dica, algum empresário preocupado com o lado social de Içara, tenha a sensibilidade de aplicar seu dinheiro em algo que irá certamente agradar muitas pessoas. E viva o cinema, suas histórias, seus romances, sua criatividade! Pense nisso!

Esporte
Passeio ciclístico
Para quem gosta de dar umas voltas de bicicleta, nada melhor um passeio onde se ganhará brindes, terá festa e tudo mais. Então, olhe os freios de sua bike e corre para o Criciúma Shopping, neste sábado (06), a partir das 14 horas - horário da saída - para participar de um passeio ciclístico promovido pela Associação de Ciclismo da Região Carbonífera. Haverá apresentação de bandas e outras atrações. Vale para qualquer idade, basta ter uma bicicleta. Esta é a dica das Bellas e a Fera para um sábado diferente!

Turismo
Feira na Argentina

Os atrativos turísticos e hotéis da Região da Região Carbonífera estão prestes a participar da maior feira de comércio turístico do continente Americano, trata-se da Mice-Argentina – uma feira voltada para a venda do produto turístico corporativista, o evento ocorre em novembro e esta sendo comercializada no Brasil pela Federação dos Convention Visitor Bureau, do qual o Criciúma e Região Convention Visitors Bureau é filiado.

O amor é lindo, mas tudo tem idade!!!
E a Praça da Matriz São Donato, que deveria ser um reduto para famílias passearem, namorados conversarem, passou a ser um boteco com os mais diversos itens alcoólicos, além de ser quase que uma casa noturna – e das mais chinelonas que possa existir. Meninas de colégios do Centro, ao invés de se aplicarem em suas aulas e tentarem ser alguém quando crescer trocam os livros por amassos, agarros, chupões, e tudo mais com seus “gatinhos”. Uma atenção dos pais e educadores neste momento seria fundamental para que não tenhamos mais adolescentes grávidas por ai. Tudo tem seu tempo. Uma etapa natural para que as coisas ocorram. Então, fica a dica das “Bellas e a Fera”, para que você - menino e menina - não ultrapasse as fases, viva cada uma!


Aquecimento Global...
Sem papas na língua! Foi assim que o ambientalista, Tadeu Santos, da Ong “Sócios da Natureza”, de Araranguá, debateu sobre as políticas ambientais de Santa Catarina, assim como a falta de ações da região Sul do Estado quando o assunto é “Aquecimento Global”. Tadeu esteve no programa “As Bellas e a Fera”, desta segunda-feira (01), onde falou sobre as verdades e os mitos do aquecimento. Na oportunidade ele lembrou que muitas empresas poluentes da região, como usinas termoelétricas, rizicultura, e extração de carvão, poderiam sofrer alterações na forma de que são feitas atividades, com a missão de amenizar toda a poluição que estes trabalham geram para a natureza. “Isso é possível. Basta uma adequação tecnológica nestas empresas e uma fiscalização redobrada dos órgãos ambientais do governo”, saliento o ambientalista. Ele afirmou que a Fatma, entidade que fiscaliza o meio ambiente pelo Governo do Estado de Santa Catarina, não está cumprindo com o seu papel. “Ao invés de estarem vigiando os poluentes do meio ambiente, ficam parados na burocracia”. Ele revelou que estão negociando a vinda do ex-candidado a Presidência dos EUA, o republicano Algore, para estar em Criciúma e falar sobre todas as ações feitas no mundo para evitar o aceleramento do aquecimento global.

O “Parla” é o espaço onde você manda seu recado para a nossa coluna, por e-mail, ou em nosso orkut. Teremos o prazer de colocar o que você pensa neste local. Sintam-se bem-vindos:

01: “Parabéns pelo programa de vocês! Muito bom!” (Márcio Costa, empresário, Criciúma) – sobre o programa do dia 24 de setembro, sobre as “Deusas da Noite”. Quem não ouviu, basta entrar no site da Rádio.


In distaco!
Esta é a secretária da “Agência K”, Paula Borges. Estuda no Colégio Universitário, tem 22 anos, e é mais um talento de Içara na região.


Produção: Louise Fernandes
Produção Musical: Edson Valsechi
Eventos (IL PARTITE): Ivan Duarte
Blog:
www.asbellaseafera.blogspot.com
Programa na Web Rádio Criciúma: Todas as segundas-feiras, das 21 às 22 horas. Acesse: www.radiocriciuma.com.br

Nenhum comentário: