quinta-feira, 4 de outubro de 2007

AQUECIMENTO GLOBAL: TUDO QUE FALAM É VERDADE MESMO?


Por Kátia Farias – jornalista 2895SC


Poluição atmosférica: principal causa do aquecimento global.Tem sido este o principal assunto debatido por cientistas e estudiosos sobre como estará o planeta terra daqui a 50 anos.E será mesmo que conseguiremos manter um planeta, com água e ar “respirável” daqui a 50 anos? Ou este tempo está reduzido a 10 anos e não divulgam para não nos assustar? O que devemos fazer então para amenizar esta situação?

Certamente estas também foram nossas perguntas para o ambientalista Tadeu Santos presidente da Ong “Sócios da Natureza”, que nos falou sobre o aquecimento global. Uma hora de programação pareceu curto para tanto assunto e tantas perguntas, mais muitas dúvidas foram esclarecidas e muita informação pode ser passada.É fato que todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas às catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos. E é justamente isso que tem nos preocupado.

Perguntamos a Santos se está preocupação deveria mesmo estar pertinente em nossas vidas, ele nos respondeu que “certamente, devemos estar atentos e muito ligados em tudo que vemos e ouvimos sobre aquecimento global, isto é, vindo de pessoa idôneas, pois ouvimos muita besteira e muita mentira por ai. Mas o que devemos nos preocupar em imediato é o modo como as pessoas tratam a natureza e o lugar onde vivem. Pois se continuarem a devastar tudo desta maneia, não duraremos muito tempo”, salientou o ambientalista.
Nosso papo foi longe e quanto mais queríamos saber, mais o tempo voava... Depois de muita conversa e um bate papo bem informativo conseguir elencar algumas informações para esclarecer dúvidas que devem estar latejando na cabeça de todos. Vamos a elas:

Causas
Mudanças climáticas ocorrem devido a fatores internos e externos. Fatores internos são aqueles associados à complexidade derivada do fato dos sistemas climáticos serem sistemas caóticos não lineares. Fatores externos podem ser naturais ou antropogênicos.

O principal fator externo natural é a variabilidade da radiação solar, que depende dos ciclos solares e do fato de que a temperatura interna do sol vem aumentando. Fatores antropogênicos são aqueles da influência
humana levando ao efeito estufa, o principal dos quais é a emissão de sulfatos que sobem até a estratosfera causando depleção da camada de ozônio (fonte:IPCC).

Cientistas concordam que fatores internos e externos naturais podem ocasionar mudanças climáticas significativas. No último milênio dois importantes períodos de variação de temperatura ocorreram: um período quente conhecido como Período Medieval Quente e um frio conhecido como Pequena Idade do Gelo. A variação de temperatura desses períodos tem magnitude similar ao do atual aquecimento e acredita-se terem sido causados por fatores internos e externos somente. A Pequena Idade do Gelo é atribuída à redução da atividade solar e alguns cientistas concordam que o aquecimento terrestre observado desde 1860 é uma reversão natural da Pequena Idade do Gelo ( Fonte: The Skeptical Environmentalist).

Entretanto grandes quantidades de gases tem sido emitidos para a atmosfera desde que começou a revolução industrial, a partir de 1750 as emissões de dióxido de carbono aumentaram 31%, metano 151%, óxido de nitrogênio 17% e ozônio troposférico 36% (Fonte IPCC).

Conseqüências do aquecimento global
1) Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
2)
Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas em nosso planeta
3) Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas
4) Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

Aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão, um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objecto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno.

Nenhum comentário: